terça-feira, 6 de outubro de 2009

Direito a opinião

O blog que é utilizado por diversas pessoas e gêneros está na internet onde qualquer um pode ler e reproduzir o conteúdo encontrado; os blogs não são oficialmente um meio de informação como os jornais, revistas e portais de notícias, mas eles acabam por ocupar um meio de informação informal, mesmo assim milhões de internautas acessam os e ainda comentam sobre o conteúdo postado.

Recentemente o blog resenhaem6.blospot.com postou um comentário sobre o boteco São Bento, em que eles fizeram criticas ao estabelecimento “o chopp é servido sem autorização; falta de simpatia e qualidade da bebida oferecida” e classifica o estabelecimento como o “pior do sistema solar”. O post só teve repercussão quando um dos donos deixou subentender uma ameaça ao blog. “Estamos tomando as devidas providências em relação a esse blog”, declarava Steinmayer.

Foi do comentário do próprio dono que o estardalhaço na web começou, milhares de pessoas comentaram sobre o comentário dele. O boteco São Bento entrou na justiça e tirou o post do ar, mas até a retirada a reprodução do post já estava em outros blogs.

O blog é uma das novas ferramentas da web que pode ser utilizada a favor da sociedade onde a liberdade de expressão não se restringe somente aos meios de comunicação, mas deve também servir aos blogs, afinal é um meio que a população tem para se comunicar com o mundo e cada pessoa é responsável pelo que diz ou escreve, todos nós temos o direito de opinar sobre qualquer coisa. Desde que se comente com respeito não utilizando de termos chulos o cidadão tem todo direito de comentar, como quem recebe a critica tem o de responder.

Os advogados do bar enviaram uma notificação extrajudicial, solicitando a remoção da postagem, dos comentários e de uma atualização do Twitter A notificação foi atendida, mas a reprodução do post em outros blogs não, o resenhaem6 não levou o caso adiante e foi censurado, mas sua opinião foi refletida em outros blogs mostrando que a população tem nas mãos um novo instrumento de reivindicação, eles retiraram o post, mas não se calaram é essa a atitude que todos devemos ter não deixando que calem nossa opinião.

Já o boteco São Bento deveria ter aproveitado para se explicar para o cliente e pedir uma nova oportunidade para mostrar que o freguês estava enganado, já que ele diz que as criticas estavam enganadas por que não provou ao cliente que ele estava equivocado, afinal o cliente sempre tem razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário